6 estratégias para lidar com a ansiedade
1. Observe que nem todo pensamento ansioso é verdadeiro
Pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade, em geral, superestimam o perigo das situações. E também, costumam não ter tanta confiança nas suas capacidades para lidar ou resolver as situações ou os problemas que surgem.
É importante lembrar que nem sempre estamos fazendo uma avalição realística desses perigos e dos nossos recursos.
Pensamentos não são fatos!
2. Lembre-se de respirar
A respiração consciente é uma grande aliada para prevenir e controlar os sintomas da ansiedade.
Em geral, oriento os meus pacientes a dedicarem alguns minutos para essa prática durante diferentes momentos do dia. Para começar procure inspirar em 4 segundos, prender o ar por 2 segundos e expirar em 6 segundos.
É um exercício muito simples que traz excelentes resultados. Mas é importante praticá-lo sempre, para sentir o seu efeito a longo prazo.
3. Meditação
Estudos da neurociência já comprovaram que meditar diariamente tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e a boa notícia é que com 5 há 10 minutos por dia você já sentirá os seus resultados. Existem muitos aplicativos e meditações guiadas bem interessantes. Aconselho que selecione algumas para descobrir qual se adapta melhor.
Mas, o mais difícil é manter essa prática. Ela terá mais efeitos se for realizada com regularidade. Lembre de reservar sempre algum momento do seu dia para o autocuidado!
4. Aceitar a ansiedade
Ao tentarmos controlar a ansiedade direcionamos toda nossa a atenção aos seus sintomas, o que acaba tendo como consequência o seu aumento. Em vez disso, aceite o fato de estar ansioso e comece a direcionar a sua atenção para a sua respiração ou para o ambiente a sua volta.
5. Dentre do possível enfrente as situações que geram ansiedade
Evitar as situações que geram ansiedade traz um alívio momentâneo, mas a longo prazo reforça esse sentimento. Ao enfrentar temos a chance de descobrir recursos internos e aprender a lidar com a situação ameaçadora.
6. Psicoterapia
A psicoterapia pode ajudá-lo a compreender e a modificar as causas da ansiedade. Durante o tratamento o terapeuta ajuda o paciente a identificar e modificar padrões disfuncionais de pensamento e comportamento. Além de ensinar várias técnicas que contribuem com a sua redução.
O objetivo da psicoterapia não é apenas suprimir ou reduzir a ansiedade. Mas também gerar transformações intensas e profundas na forma e na qualidade da interação do indivíduo com o mundo e consigo mesmo, questionando e redimensionando crenças, mitos e valores.
Além dessas estratégias, procure observar na sua rotina o que tem funcionado bem para você. Quais atitudes e pensamentos que costumar ter que o ajudam na redução da ansiedade? Estas costumam ser boas pistas para o nosso bem estar.
Comments