top of page
Buscar
Foto do escritorRenata Tavares

Como o coaching universitário pode apoiar jovens em início de carreira


A entrada num curso de graduação coloca o jovem diante de uma nova realidade, na qual se depara com desafios para os quais podem ainda não estar preparados. Muitas vezes estes precisam mudar de cidade para dar continuidade aos seus estudos, ingressar no mercado de trabalho para custeá-los, lidar com novas demandas e graus de exigência, assim como pessoas diferentes. Isso sem falar que muitos ainda não se sentem seguros com relação a escolha profissional que fizeram ou acreditam que não são competentes o suficiente para serem bem sucedidos.


Quando essas dificuldades não são trabalhadas, elas podem ter como consequência a falta de motivação e perspectiva, prejuízos financeiros, sentimento de tempo perdido, frustração e até mesmo o abandono do curso, sem que se tenha outro projeto profissional em vista. Segundo dados coletados no Brasil em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 54,3% dos universitários abandonam o curso escolhido. Mas, embora os dados sejam alarmantes e sua origem multifatorial, essas dificuldades podem ser superadas e contornadas com o suporte adequado e com uma visão mais abrangente acerca das profissões e do mercado de trabalho.


É nesse momento que o coaching universitário se apresenta como uma excelente alternativa, pois com o apoio de um profissional especialista em desenvolvimento de carreiras, o jovem terá a oportunidade de ressignificar sua experiência e tomar decisões de forma mais consciente e assertiva.


O processo de coaching atua de forma efetiva, ajudando o universitário a:


- Se certificar se essa é a carreira desejada ou escolher uma que melhor atenda ao seu projeto de vida.


- Desenvolver competências emocionais, comportamentais e de liderança.


- Superar crenças e comportamentos limitantes.


- Planejar sua carreira de forma estratégica.


- Definir metas e objetivos profissionais.


- Identificar oportunidades.


- Desenvolver maior autoconhecimento.


- Obter maior desempenho e engajamento nos estudos


- Ter uma visão mais clara da carreira, suas possibilidades e áreas de atuação.


- Ter maior motivação.


- Mapear o mercado de trabalho.


- Preparar para as entrevistas e o primeiro emprego.


- Desenvolver habilidades de comunicação.


Como podemos observar, através do processo de coaching universitário, o coachee tem a oportunidade de ter suporte para as questões que necessita e uma visão mais clara dos passos necessários para alcançar o resultado desejado, o que sem dúvida irá refletir no seu sucesso acadêmico e profissional.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page